domingo, 9 de outubro de 2011

ARTETERAPIA E CRIANÇAS

ARTETERAPIA E CRIANÇAS
Começando com uma citação:
A expressão artística revela à interioridade do homem, fala do modo de ser e visão de cada um e seu mundo. Este ato revela um suposto sentido e, cada teoria e método em arte terapia e terapia expressiva se apodera desse ato diferentemente. Por intermédio desse “fazer arte”, expressar-se, o terapeuta pode estabelecer um contato com o cliente possibilitando a este ultimo o auto-conhecimento, a resolução de conflitos pessoais e de relacionamento e o desenvolvimento geral da personalidade. ( ANDRADE, 2000. P.18.)

Crianças são seres humanos com sentimentos, emoções, desejos, vontades e histórias para contar. Seres únicos com seus sonhos, suas buscas, fantasias e, no entanto, é muito comum, que os pais ou responsáveis procurem ajuda quando a criança apresenta algum quadro considerado exagerado de atitudes, mas antes de chegarem a tais quadros, muitas vezes a criança já apresenta comportamentos que indicam que a mesma precisa de um processo terapêutico para poder aprender a lidar com suas questões internas e externas.
A Arteterapia surge como uma grande aliada aos pais, responsáveis, professores já que favorece, facilita e propicia que a criança se conheça de forma lúdica, prazerosa e “brincando” de coisa séria, já que na Arteterapia usa-se vários recursos expressivos como a tinta, argila,giz de cera, papel e muitos outros que facilitam que o cliente entre em contato com suas questões internas, como a expressão corporal(através da dança), a música, o “teatro”, as visualizações dirigidas, relaxamentos,etc.
Tem sido um sucesso os resultados com crianças que sofrem com a hiperatividade e o déficit de atenção, com a  enurese (urinam na cama), medos em geral e específico, timidez, agressividade. Crianças que sofreram algum trauma(acidente, violência, doenças,etc) ou perdas(morte de um ente querido, mudanças de ambiente,etc).

2 comentários:

  1. Adorei conhecer um pouco dessa terapia. É realmente interessante unir a arte à terapia no intuito de revelar as dificuldades da criança. Visto que é muito difícil para elas descreverem verbalmente seus sentimentos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Lu, e é isso mesmo,para o adulto já é dificil, para a criança então....
    Paz e luz.
    Ana Flávia Azevedo

    ResponderExcluir