quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ARTETERAPIA COM CRIANÇAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA






A violência doméstica contra criança vem sendo destaque nas mídias falada e escrita.

Diariamente temos visto e ouvido crianças que são abandonadas, espancadas, violentadas por seus pais ou seus tutores, que deveriam proteger, amar, cuidar, educar e assumir total responsabilidade por essas crianças. E não pensem vocês que casos e casos complexos que vemos na TV estão longe de nós. Fiz um trabalho com um grupo de 10 crianças vítimas de todos os tipos de violência abaixo citada: sexual, física, psicológica e negligência.

“Com relação à violência que as crianças e adolescentes sofrem dentro de seus lares, pelos seus tutores, amplia-se a nossa inquietação, uma vez que os agressores são aqueles que deveriam dar a segurança, atenção e o carinho que os mesmos necessitam para desenvolverem-se de forma sadia e tranqüila.” (Ribeiro e Martins, 2004, p.23).

A violência pode se manifestar de várias formas, desde a mais sutil, até mesmo à violência física propriamente dita que deixa marcas e cicatrizes; mas todas elas deixam lembranças profundas e muitas vezes com danos irreversíveis, retornando inclusive para a própria sociedade. “As crianças não são natural e espontaneamente violentas, mas vão incorporando e interagindo com a violência institucionalizada que se enraíza nos lares e retorna para a sociedade no futuro”. (Ribeiro e Martins, 2004. p.78).

Lembrando que a violência, não é só a física(feridas, queimaduras, fraturas), mas temos a violência sexual(podendo começar com a sedução, a conquista, o assédio até a consumação do fato), psicológica(muito comum, mas pouco valorizada) que seria a discriminação, o desrespeito, a punição, o abuso do poder, etc), e a negligência(também muito comum) que é a falta de cuidados com as necessidades físicas e biológicas da criança: alimentação, vestimenta, higiene, remédios e cuidados especiais que a idade exige,etc.

2 comentários:

  1. Oi Ana Flavia,
    Parabéns por seu trabalho. Também sou muito sensível à questão da violência contra crianças e adolescentes.Bjs e parabéns mais uma vez. Fk com Deus. Thais

    ResponderExcluir
  2. Olá Thais, obrigada! Volte sempre ao Blog para ver novas informações. Bjos

    ResponderExcluir